Uma das missões do Curta Caicó é o fomento à produção e interiorização do audiovisual no estado do Rio Grande do Norte. E, desde a sua primeira edição, o festival vem conquistando a adesão de cineastas residentes em municípios seridoenses. Nesta sexta edição, o Curta Caicó também investe no incentivo à formação e surgimento de novos(as) realizadores(as) dessa região.
A Mostra Seridó é uma das vitrines para esse estímulo e, a cada ano, é perceptível o aumento tanto na quantidade de inscrições, com cerca de 130 filmes inscritos desde o primeiro ano do festival, como também na melhora da qualidade técnica e estética dessa produção.
Visando estimular ainda mais a produção de filmes no Seridó, o festival realizou o 2º LAB RN (Laboratório para Jovens Roteiristas), que selecionou nove jovens realizadores(as) da região para consultoria de argumentos inspirados em “Mestres e Mestras da Cultura Popular”. A iniciativa só foi possível graças ao apoio do “Edital Transformando Energia em Cultura” da Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, com recursos do Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo.
O LAB RN teve à frente da coordenação o renomado cineasta paraibano Torquato Joel que, juntamente com sua equipe de facilitadores, desenvolveu o tratamento dos argumentos e trouxe inspiração para desenvolvê-los em roteiros de curta-metragem.
0 Comentários