Ministro elogia o colega que antecipou aposentadoria e deseja “um caminho de luz”

O ministro Luiz Fux se emocionou e chorou durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quinta-feira 9, ao se despedir de Roberto Barroso, que anunciou a antecipação de sua aposentadoria. Com a voz embargada, Fux destacou a amizade de longa data com o colega e desejou “um caminho de luz” ao ministro que deixa a Corte.

“Eu queria dizer, presidente, não institucionalmente, mas com toda a emoção e sinceridade: fui pego de surpresa com o anúncio de sua aposentadoria. Mas sintetizo, no meu amigo Beto, todos os grandes momentos que vivemos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ainda nos tempos da antiga Universidade do Estado da Guanabara –, nossas festas, nossos momentos felizes e, acima de tudo, a nossa cumplicidade espiritual”, declarou Fux.

O ministro descreveu Barroso como “um homem profundo, solidário e de sabedoria ímpar”, ressaltando que ele sempre agiu conforme sua consciência e valores. “Além de desejar aquilo que já se espera – uma vida frutuosa, um caminho de luz –, eu digo: seja feliz”, completou.