As vendas do Rio Grande do Norte para o mercado internacional continuam em expansão. De janeiro a fevereiro, o valor das exportações do estado somou U$ 55,5 milhões, alta de 55,1 % em relação ao mesmo período de 2011. O bom momento do comércio exterior também continua quando feito comparativo com o Nordeste, onde o crescimento das vendas do Rio Grande do Norte ficou acima da média da região, que foi de 39,5%. No Brasil o aumento foi ainda menor, de 7,0%.
De acordo com dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) este foi o melhor resultado para os meses de janeiro/fevereiro desde o ano de 2008 quando a crise internacional afetou o mercado produtor local. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a expectativa é de retomada da normalidade do crescimento das exportações e uma das principais razões deste impulso está no bom desempenho do agronegócio potiguar.
O melão continua na liderança das vendas ao mercado externo com U$ 11,0 milhões e um incremento de 28,5% em relação ao ano anterior. A castanha de caju, atualmente, em terceiro no ranking estadual, também teve seu crescimento em 2012, de 21,2%, com a movimentação de U$ 8,7 milhões em exportações.
Um dos melhores desempenhos da pauta, já esperado desde o ano passado, ficou por conta do pescado. Os peixes, sendo o atum principal produto da parceria do RN com o Japão, somaram U$ 3,2 milhões e responderam por um aumento de 217,7% nesse ano.