Já dizia a música Feijão Maravilha, na voz do grupo As Frenéticas: “dez entre dez brasileiros preferem feijão”. Mais do que representar a gastronomia brasileira (feijoada ou o tradicional arroz com feijão de cada dia), o grão oferece dez benefícios para a saúde.
Durante o 11° Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, a pesquisadora Nerinéia Dalfollo Ribeiro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ministrou a palestra “Feijão como alimento funcional” e listou os principais benefícios do grão. Mas só ele não faz milagres. “Seu uso pode ser muito eficaz se combinado a uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e hábitos de vida saudáveis”, diz a pesquisadora.
1- Evita anemia
Isso porque o feijão apresenta uma alta quantidade de ferro.
2- Ajuda a retardar o envelhecimento
Apresenta também uma alta quantidade de antioxidantes.
3- Alta quantidade de óleos benéficos
Óleos são essenciais para o funcionamento do corpo. O feijão apresenta baixo nível de gordura.
4- Aumenta a sensação de saciedade
A grande quantidade de fibras (o feijão preto é um dos mais benéficos) causa essa sensação, que ajuda a ingerir menos alimentos e, logo, é um forte aliado para o emagrecimento.
5- Facilitam a digestão
As fibras colaboram com a digestão e o funcionamento do intestino.
6- Fonte de energia
A alta concentração de carboidratos (alguns tipos chegam a 60%) faz do feijão uma ótima fonte de energia para aguentar o dia a dia.
7- Diminuição do colesterol ruim
Alguns tipos têm muito amido resistente, que ajudam a baixar o mau colesterol que entope as vias coronárias. Outro fator que ajuda no combate desse mal é a alta concentração de ômega 3 (chega a corresponder a 40% do grão em algumas cultivares) e que faz do feijão uma alternativa ao peixe
8- Recuperação muscular para atletas
Sabia que o feijão tem até três vezes mais potássio que a banana? O nutriente ajuda na recuperação e relaxamento muscular, sendo indicado para atletas (ocasionais ou freqüentes).
9- Combate a obesidade
As cultivares branca e rajada têm boa porção de ácidos graxos, que ajudam no controle do peso.
10- Combate o câncer
Com todas suas propriedades nutricionais, ele ajuda a evitar câncer de colo do útero e de próstata.
0 Comentários