4ca63e74-b551-5281-b45d-ab06bf5c5687Devido ao baixo volume de água na lagoa de Extremoz, bairros da zona Norte de Natal sofrem com o abastecimento de água. Onde deveria haver onze lâminas d’água, a lagoa possui hoje, apenas sete, somando apenas cerca de 37% da capacidade total.

Para resolver tal problema, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) pretende estabelecer um rodízio de abastecimento nas regiões atingidas por essa falta de água.

Apesar de um período de teste, a empresa garantiu que o abastecimento será acompanhado e monitorado, principalmente nas áreas de maior altitude, já que o fornecimento diminui devido à pressão na rede.

Assim, a Caern ainda analisa a possibilidade de instalar novos pontos de captação em consonância ao atendimento de carros pipas, com o procedimento sendo realizado até a normalização da capacidade da lagoa.

Mesmo com essa falta de abastecimento via a lagoa de Extremoz, a companhia pontuou que as regiões não têm risco de racionamento, visto que a lagoa do Jiqui – também fonte de abastecimento – opera com 86% de sua capacidade.