24 jan 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
20:39min. 
 em 
RN registra mais de 300 mm de chuvas e açudes começam a sangrar

O último levantamento pluviométrico realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontou que já choveu em janeiro de 2011 no estado 300,4 milímetros, quatro vezes mais do que o total de precipitação registrado no mesmo período de 2010.

Somente nesta segunda-feira foram registrados 115,5 milímetros. Com tanta chuva aumenta a preocupação dos moradores de regiões próximas aos açudes, que correm o risco de transbordar.

Em Campo Redondo, distante 136 km de Natal, os estragos já começaram. A forte chuva registrada neste final de semana fez com que o açude Mãe D’água, que abastece o município, transbordasse.

Estradas ficaram destruídas e parte da cidade ficou sem energia elétrica e telefonia. O açude tem capacidade para três milhões e 500 mil metros cúbicos. A ultima vez que o reservatório sangrou foi no dia 18 de janeiro de 2010, quando foi registrada uma chuva de 204 mm.

Em Acari, no açude Gargalheiras, a sangria esteve próxima de acontecer durante este fim de semana. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS na cidade, Manoel Amaral de Medeiros, o açude tomou 30 centímetros de água, o que corresponde a uma milhão e 400 mil metros cúbicos em toda a extensão do reservatório.

O coordenador do DNOCS no estado, José Eduardo Alves, disse que ainda não é possível precisar quais outros açudes estão prestes a sangrar, porque os municípios ainda não enviaram levantamento atualizado com a situação pluviométrica dos reservatórios.

Contudo, ele afirma que ao final do mês será possível avaliar quais açudes necessitam de reparos ao finalizar o Relatório de Fiscalização Preventiva Integrada elaborado pelo DNOCS em parceria com Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Do Nominuto.com

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com