O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (6) que a incidência de infecções pelo vírus Zika durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro será muito baixa.

Em audiência pública no Senado, ele lembrou que, na Copa do Mundo de 2014, o Brasil recebeu cerca de 1 milhão de turistas e registrou apenas três casos de dengue. A proporção esperada pelo governo para a competição em agosto é similar.

“Os gráficos históricos demonstram que, durante o inverno, é baixíssima a incidência de transmissão do vírus. Até porque, o mosquito fica incubado, ele não se desenvolve em temperaturas baixas. E também porque há um enorme esforço – 3,5 mil agentes a mais no Rio de Janeiro trabalhando na identificação e eliminação de focos”, disse o ministro.