31 dez 2021
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:53min. 
 em 
Resultado do prêmio Glorinha Oliveira traz cinco projetos de Caicó

No último dia 22, houve resultado do edital da Fundação José Augusto (FJA) para o Prêmio Glorinha Oliveira de Apoio Emergencial a Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura Potiguar. O prêmio Glorinha Oliveira visa contemplar a carreira e obra através da autobiografia de trabalhadores e trabalhadoras que tenham produção artístico-cultural ativa no Rio Grande do Norte. Com este material coletado será formado um acervo da memória artística e cultural do Estado.

No Seridó foram 32 projetos contemplados, sendo cinco deles para Caicó: Delmira Lucena, José Bernardo Filho ( Zezinho Vídeo), Breno Soares, Weslei Arantes e Manassés.

Delmira Lucena tem seu trabalho voltado para a bonecaria, com o diferencial de abordar a identidade regional como a coleção Negros do Rosário que ela lançou em outubro deste ano. Já Manasés Medeiros, é referência em Caicó na confecção de adereços, em especial adereços carnavalescos e fantasias.

Breno Soares e Zezinho Vídeo, abordam o âmbito audiovisual nas suas trajetórias artísticas. “Comecei como um dos pioneiros iluminando, para um pessoal mais antigo que filmava e esse pessoal partiu para outras áreas. Eu fiquei e peguei a transição do analógico pra digital, acompanhei surgimento de várias empresas como Sem Opção, Kurtição, Referência, e sempre trabalhei com eventos culturais”, explica Zezinho.

Weslei Arantes aborda a música no seu projeto, de forma que na produção do vídeo autobiográfico vai destacar o rock potiguar. “Foi nesse cenário musical que eu me inseri e vivo até hoje: guitarra, pedais, amplificadores… Tudo isso faz parte da história do rock, enfeitam nossas histórias dentro desse movimento tão desconhecido, mas rico em diversidade”, informa Weslei.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!