
A Anvisa aprovou uma proposta que estabelece critérios para categorizar os serviços de alimentação. Com isso, o consumidor poderá saber a partir de maio com que cuidado e limpeza o bar, lanchonete ou restaurante escolhido trabalham. Os estabelecimentos exibirão em suas portas uma classificação com as letras A, B e C, sendo a A a melhor e a C e pior.
Em 34 cidades de todo o país, um total de 2.500 bares, restaurantes e lanchonetes aderiram voluntariamente ao projeto, que baseia-se em experiência semelhante em Los Angeles, Nova York e Londres. Durante a Copa do Mundo, o projeto será implementado como piloto nas cidades sedes dos jogos e nos municípios interessados.
Os critérios de seleção dos estabelecimentos foram definidos localmente. Segundo o relator da proposta, Jaime Oliveira, algumas cidades escolherem estabelecimentos que servem pratos regionais, outras optaram por critério geográfico, como localização perto de shopping ou de metrô. Os estabelecimentos participantes passaram pelo primeiro ciclo de inspeção, que terminou em janeiro. O ciclo final já foi iniciado e dará a nota definitiva, que será divulgada a partir de maio. O projeto será aplicado até 31 de agosto.