Com grande parte de seu território, localizado na região litorânea, o nordeste possui imensurável potencial para exploração da energia eólica, pois os ventos são fortes e abundantes na região. Nesse contexto em particular, o Rio Grande do Norte se sobressai, pelo fato de sua localização geográfica lhe deixar em posição privilegiada para gerar energia eólica com alto potencial.
A energia solar é outra realidade. Equipamentos simples e de baixíssimo custo, permitem gerar energia para abastecer grandes residências com sobra. Investidores estrangeiros têm conhecimento disso, principalmente de nosso potencial eólico. Alguns grupos fortes, estão desde algum tempo realizando investimentos no Estado do Ceará.
A praia Mansa a 100 km de Fortaleza, as praias de Parajuru, a praia das Fontes em Beberibe, a praia Formosa em Camocim e mais outros dez parques eólicos encontram-se implantados e em funcionamento no Estado vizinho. O Ceará ultrapassou o Rio Grande do Sul, sendo agora o primeiro Estado do Brasil em número de projetos e em geração de energia eólica com parques em funcionamento.
O Ministério das Minas e Energia vai disponibilizar grande quantidade de recursos para investir na área. O RN está muito atrás do Ceará, que conta com grandes projetos e investidores no ramo. A energia eólica é mais que uma realidade no Estado vizinho. É preciso que o RN acorde e saia da inércia.
Prezados Sehores
Gostaria de obter informacoes ref. aos Projetos de Implantacao de Eneria Solar na Regiao.
Poderia informar?
contando com sua colaboracao,
atentamente,
Manoel J. Lima
5511984556203