14 maio 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
06:55min. 
 em 
Refluxo atinge até 20% dos brasileiros por semana e pode evoluir para câncer

A doença do refluxo gastroesofágico afeta cerca de 20% da população semanalmente e pode evoluir para quadros graves, como úlceras, estenose e até câncer de esôfago. O alerta foi feito pelo médico gastroenterologista José Gurgel durante entrevista à rádio 94 FM. Segundo ele, a frequência dos casos cresceu junto com a obesidade e a mudança nos padrões alimentares da sociedade.

“70% da nossa população ou tem sobrepeso ou obesidade. Isso aumentou o número dos pacientes com refluxo, com azia”, afirmou. “Se você tem 80 kg, 1,80 m, você vai ter essa exposição de ácido no seu esôfago. Se você aumenta 10 kg, 20 kg, você vai ter mais tempo de ácido no seu esôfago. Então, emagrecer é fundamental.”

A azia, principal sintoma da doença, é sentida por 20% a 30% das pessoas ao menos uma vez por mês, sendo diária em até 5% da população. “Antes de tudo, é bom contextualizar que refluxo, azia, é um sintoma muito frequente. Acredita-se que 50% das pessoas terão azia em algum momento da vida”, disse Gurgel.

Entre as causas estão a disfunção da válvula chamada esfíncter inferior do esôfago, o retorno do ácido estomacal e o consumo excessivo de alimentos que afetam esse mecanismo. “Chocolate, café, bebida alcoólica, pimenta, refrigerantes, todos esses alimentos podem aumentar a secreção ácida e diminuir a pressão do esfíncter.”

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com