06 ago 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:42min. 
 em 
Projeto “Traços de Axé” oferece oficinas gratuitas de pintura voltadas à cultura negra em Caicó

A cidade de Caicó vai respirar arte e ancestralidade a partir do dia 1º de setembro, com o início do projeto “Traços de Axé: Oficinas de Pintura em Óleo Sobre Tela na Cultura Negra de Caicó”. A iniciativa propõe uma série de oficinas gratuitas voltadas para o fortalecimento da identidade negra por meio das artes visuais. As atividades acontecerão duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas-feiras, às 15h, na Casa de Cultura Popular de Caicó.

O projeto é direcionado principalmente para pessoas negras ou pardas, com idade mínima de 16 anos, e tem como objetivo oferecer formação artística acessível e sensível às expressões da cultura afro-brasileira. Cada turma será composta por até 10 participantes, que ao longo de três meses aprenderão técnicas de pintura em óleo sobre tela, desde fundamentos básicos até a criação de obras autorais inspiradas em temas como orixás, quilombos, personalidades negras locais e tradições afrodescendentes.

Além das aulas práticas e teóricas, o projeto prevê momentos de diálogo sobre cultura, memória e resistência negra, conduzidos por artistas e ativistas locais. O encerramento contará com uma exposição coletiva durante a Festa do Rosário, importante celebração da fé e cultura da população negra de Caicó.

Com todos os materiais fornecidos gratuitamente, o projeto busca democratizar o acesso à arte e dar visibilidade à produção artística afrodescendente. “Traços de Axé” é uma realização do artista André Vicente e Silva, com apoio do Edital de Apoio à Cultura Negra do Governo do RN, e reafirma a potência da arte como instrumento de empoderamento, pertencimento e transformação social.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com