20 nov 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:19min. 
 em 
Procon Natal promove pelo segundo ano o projeto Natal Sem Dívidas

O consumidor natalense que está endividado poderá contar com ajuda do Procon Natal para renegociar os débitos com seus credores. Esse é o objetivo do projeto Natal sem Dívidas, que está em sua segunda edição e conta com a parceria da Prefeitura do Natal, Câmara de Diretores Lojistas de Natal (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio) e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

Durante os dias 18 de novembro até 05 de dezembro, os consumidores interessados devem procurar a sede do Procon Natal, que funciona na rua Seridó, 355, Petrópolis levando cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e de renda para que o órgão faça a triagem e trace o perfil financeiro; o consumidor será orientado para firmar uma proposta de negociação do débito que seja compatível com sua renda.

Entre os motivos para o superendividamento estão os juros altos, a facilidade de acesso ao crédito e o consumo sem responsabilidade. Na maioria dos casos o consumidor deve para vários credores e os bancos ainda são os maiores cobradores de dívidas.

O Procon Natal irá intermediar a negociação entre o consumidor superendividado e os credores em audiências de conciliação que vão reunir os credores. Assim, o órgão de defesa do consumidor acredita que conseguirá reduzir os juros e os valores dos débitos e um parcelamento que permita o pagamento pelo consumidor.

O consumidor ainda poderá consultar os seus débitos na sede do Procon que disponibilizará de uma atendente da CDL que é credenciada para fazer as consultas ao SPC (Sistema de Proteção ao Crédito); nesta fase de atendimentos, será traçado o perfil do consumidor endividado com informações acerca dos valores dos débitos e capacidade de pagamento.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!