A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite desta terça-feira (06/05), um homem de 20 anos por transporte irregular de artefatos explosivos, em Caicó, no km 113 da BR-427, interior do Rio Grande do Norte.
Durante fiscalização de rotina, a equipe PRF abordou um veículo GM/Montana Engesig Furg, de cor branca. Ao solicitar a abertura do compartimento de carga, os policiais visualizaram diversos materiais explosivos, entre eles 23 kg de nitrato, estopins, espoletas e cordel, todos em tamanhos e quantidades variadas.
O condutor, que possuía apenas CNH categoria B (permissão), não apresentava o curso especializado para transporte de produtos perigosos, requisito obrigatório para esse tipo de operação. Além disso, o veículo não atendia às exigências legais de sinalização e segurança para o transporte desse tipo de carga.
O homem afirmou que estava encarregado de realizar serviços de blaster, atividade para a qual não possuía autorização legal. Diante dos fatos, ele foi preso por crime previsto no art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) — por deter artefatos explosivos sem autorização ou em desacordo com a legislação — e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão de Caicó/RN para os procedimentos cabíveis.
A PRF reforça seu compromisso com a segurança pública e a preservação da ordem, intensificando a fiscalização para coibir o transporte irregular de produtos perigosos nas rodovias federais.
0 Comentários