O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.
290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV* e 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos, presentes em 70% dos casos do câncer do colo do útero. No Brasil, é o 3º tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. A estimativa é de 17 a 21 casos a cada 100 mil mulheres, 15 mil casos novos e cerca de 4,8 mil mortes.
População-alvo: Adolescentes do sexo feminino com idade entre 11 e 13 anos (2014). A vacinação contra o HPV é uma prevenção do câncer do colo do útero. A vacina não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau ou o uso de preservativos. Administração de três doses: a primeira, a segunda após 6 meses e a terceira é aplicada cinco anos após a primeira dose.
Contraindicações:
Hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina;
Hipersensibilidade imediata grave a levedura
Hipersensibilidade grave após receber uma dose da vacina HPV
A vacina não é indicada em gestantes
A vacina quadrivalente pode ser administrada em lactantes, pois as informações disponíveis não demonstram nenhum efeito prejudicial.
Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção!
A administração da vacina no município de Jucurutu-RN começou na última terça-feira (11/03) nas escolas e está disponível no Centro de Saúde.
Informe-se no posto de saúde do seu bairro e com seu agente comunitário de saúde.