O prefeito Carlos Eduardo comandou na manhã desta segunda-feira (15), no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte mais uma reunião do gabinete de crise que vem monitorando a situação da dengue, chikungunya e zika na capital potiguar. O chefe do executivo municipal reforçou a determinação para que todas as secretarias e órgãos ligados à administração redobrem seus esforços para que a cidade continue diminuindo a incidência de casos de dengue. De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Natal registrou no último mês de janeiro uma diminuição de 79% dos casos da doença em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, o prefeito solicitou que cada secretário faça um levantamento dos prédios fechados pertencentes à administração municipal para que sejam vistoriados pela vigilância sanitária. O encontro serviu também para a apresentação do projeto Vigiadengue desenvolvido pela equipe do CCZ e foi considerado modelo pelo Ministério da Saúde: “Avaliamos como positivo o trabalho desenvolvido pela gestão municipal. Estamos no caminho certo, mas não iremos descansar. Vivemos uma situação muito séria em relação ao mosquito Aedys aegypti e estamos empreendendo todos os esforços que estão ao nosso alcance para vencer esta verdadeira guerra”, destacou Carlos Eduardo.
Participaram da reunião os titulares das secretarias de Saúde (SMS), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Educação (SME), Secretaria de Governo (SMG) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Arsban e Comunicação Social (Secom). Para o titular da saúde municipal o enfrentamento intersetorial do problema é fundamental para que a eficácia das ações da Prefeitura seja ampliada.
