O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHC), do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), publicou recentemente a sua primeira coleção, intitulada Sertões, caminhos e fronteiras. Ao todo, a coleção apresenta dez livros, com 173 capítulos e com a contribuição de mais de 180 autores de instituições de ensino superior do Brasil, totalizando 2.733 páginas de leitura. Publicados no formato e-book, os livros podem ser acessados, gratuitamente, no Repositório Institucional da UFRN ou no site da Editora Criação.
Os capítulos que compõem a coleção visam contribuir para o fortalecimento do campo da História dos Sertões, propondo reflexões sobre as diferentes possibilidades de pesquisa dentro desse tema. Os livros demonstram o compartilhamento de saberes sobre experiências humanas ocorridas em diversos tempos e espaços no atual território brasileiro. Com os textos publicados, a coleção busca, além disso, proporcionar ao público leitor outros diálogos e novas experiências de contato com a História.
A coleção é fruto da organização de professores do PPGHC Ane Mecenas, Helder Macedo, Juciene Andrade, Antonio Oliveira, Evandro Santos, Paula Fernandes, e Jailma Lima. Os livros contaram, ainda, com o apoio de Abrahão Sanderson Silva, professor do Departamento de História do Ceres (DHC), e de Leandro Cavalcante e Iapony Galvão, docentes do Programa de Pós-graduação em Geografia do Ceres (Geoceres).
A iniciativa foi materializada após o 2° Seminário Nacional de História Social dos Sertões (SEHIS), em junção com a 4ª Jornada de História dos Sertões – Caminhos e sertões: territórios e culturas, realizados no Ceres em 2021. Os eventos tiveram como objetivo principal proporcionar um compartilhamento de saberes acadêmicos entre os participantes sobre a temática História dos Sertões. A ação teve, também, a contribuição de pesquisadores da História e das Humanidades para importantes discussões sobre o assunto.
0 Comentários