Uma operação da Polícia Federal que visa combater contrabando de cigarros e outras mercadorias estrangeiras cumpriu sete mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e mais dois estados, na manhã desta terça-feira (14). Segundo a PF, há participação de policiais militares nos crimes. A prisão de um tenente-coronel foi confirmada.
Segundo apuração da Inter TV Cabugi, o oficial preso é o tenente-coronel André Luiz Fernandes da Fonseca, conhecido como coronel Fernandes, sub-comandante do Comando de Policiamento do Interior. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na sala dele, no quartel-geral da PM em Natal. Outros policiais também foram presos.
Em nota, o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou que, diante das prisões, determinou a instauração imediata de processo administrativo para apurações dos fatos. “A Polícia Militar reforça que é comprometida com a legalidade e dignidade da pessoa humana”, disse em nota.
Os mandados da Operação Níquel foram cumpridos em Natal, São Paulo e Abaetetuba, no Pará. De acordo com a corporação, cerca de 130 agentes foram mobilizados e a Justiça autorizou sequestro de R$ 16 milhões em bens dos investigados. Dos sete mandados de prisão, seis foram cumpridos no Rio Grande do Norte e um no Pará. Em São Paulo, houve apenas cumprimento de mandados de busca e apreensão.