28 jan 2018
 Por 
Blog do Seridó
 às 
03:18min. 
 em 
Período de chuvas exige cuidados com risco de dengue e diarreia

SP - CLIMA-CHUVA - GERAL - Pedestres se protegem da chuva na região da Estação Butantã Linha 4 Amarela do Metrô, na cidade de São Paulo (SP), neste sábado (12). 12/12/2015 - Foto: KEVIN DAVID/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A chegada do verão, período que combina com o ciclo de férias escolares, não traz apenas a expectativa de momentos de alegria e descontração em cenários de praia e piscina. A estação com maior incidência de chuvas apresenta condições climáticas que favorecem a proliferação de viroses gastrointestinais e do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. Estas doenças podem levar à desidratação, um problema relativamente simples de solucionar, mas que, em quadros mais graves, pode representar um risco à vida.

Sede, dor de cabeça, fraqueza, tontura, fadiga e sonolência podem indicar quadros leves de desidratação. Boca seca, redução do volume de urina, prostração, taquicardia e falta de elasticidade da pele são os indícios de um quadro moderado do problema. Pessoas com desidratação severa podem apresentar sede intensa, ausência de urina (anúria), respiração rápida, confusão mental, pele fria e úmida e alterações no funcionamento termorregulador e cardiovascular do organismo.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com