No dia 5 de outubro passado, o deputado federal Domingos Dutra (SD-MA), que buscava a reeleição, teve 40,4 mil votos, metade dos 81,1 mil que havia recebido em 2010, quando ainda estava no PT. Mesmo não tendo obtido um novo mandato, ele não precisará deixar Brasília. A convite do governador Flávio Dino (PC do B), assumirá em fevereiro o cargo de secretário de Representação Institucional do
Maranhão no DF. Tal como Dutra, ao menos outros 11 parlamentares foram derrotados, mas serão titulares de secretarias em 11 Estados: AL, BA, CE, GO, MA, MG, RJ, RR, RS, SE e SP. O deputado maranhense diz ter sido inicialmente convidado para a recémcriada Secretaria de Agricultura Familiar do Estado, mas optou pela pasta de representação, com orçamento anual de R$ 320 mil –menos do que ele gastou em sua campanha.
“Preferi essa secretaria que não tem dinheiro, então não corro o risco de haver malfeito. E, com minha experiência e trânsito de oito anos de mandato, posso ajudar mais e melhor”, diz Dutra, que vai ganhar como secretário um salário de R$ 9.700.