A cidade de Parelhas sediou na noite desta terça-feira (11) importante audiência de adesão ao movimento “O Seridó é Federal”. Autoridades políticas, educacionais e representantes da sociedade organizada participaram do debate conduzido pela Diocese de Caicó sobre a criação da Universidade Federal do Seridó.
O prefeito anfitrião Francisco Medeiros abriu o evento, que aconteceu nas dependências da Escola Arnaldo Bezerra. “É com muita satisfação que Parelhas recebe essa caravana para discutir o progresso na educação do Seridó. Como ex-aluno do CERES-Caicó tenho a convicção dos serviços prestados pela UFRN, mas entendo que com uma universidade sendo nossa, a educação da região só tem a ganhar”, disse o prefeito de Parelhas.
A audiência contou com a presença de várias autoridades, dentre elas os prefeitos Francisco Medeiros (Parelhas), Sérgio Eduardo (Carnaúba dos Dantas), Noeide Sabino (Equador) e Adriano Gomes (Santana do Seridó), e o suplente de deputado Antônio Petronilo. Vereadores e secretários de educação também acompanharam a exposição dos articuladores do movimento no Seridó, Monsenhor Ausônio Tércio e Nivaldo Brum.
“Não temos na região nenhuma instituição com caráter de interior. É preciso ter autonomia para trazer mais recursos, mais ciência e educação através dos cursos. Em pouco tempo, não tenho dúvidas que a região estará cheia de Campus da UFSER, pois precisamos reescrever a educação da nossa região”, defendeu Nivaldo, destacando a necessidade de uma universidade com autonomia financeira e administrativa.
A vice-presidente da OAB-Caicó, Fabiana Souza, recepcionou os articuladores da campanha e falou da importância do envolvimento da sociedade com o pleito. “Lutar por uma nova universidade é lutar pelo Direito à Educação. Como cidadãos devemos vestir essa camisa e provocar o poder executivo para a criação da nova instituição de ensino”, enfatizou a advogada parelhense.