O papa Francisco pediu neste domingo aos 19 cardeais nomeados no sábado que aspirem a santidade e evitem os “comportamentos próprios de uma corte”, como “as intrigas, a fofoca, os favoritismos, as preferências”, durante uma missa no Vaticano.
“Um cardeal entra na Igreja de Roma, não entra em uma corte”, advertiu Francisco em uma missa celebrada na basílica de São Pedro, ao lado dos novos cardeais, os primeiros nomeados em seu pontificado, incluindo o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.
“Amemos aqueles que nos são hostis, abençoemos os que falam mal de nós, saudemos com um sorriso a quem talvez não o mereça, não aspiremos nos fazer valer, respondamos com doçura à tirania, esqueçamos as humilhações sofridas”, recomendou o pontífice na homilia.
O bispo de Roma acrescentou que os cardeais devem ajudar uns aos outros e evitar “costumes e comportamentos próprios de uma corte, como as intrigas, a fofoca, os círculos, os favoritismos, as preferências”.
Neste domingo, Francisco insistiu que Jesus não veio ao mundo “para ensinar boas maneiras, maneiras de salão”. “Ser santo não é um luxo, é necessário para a salvação do mundo”, clamou. O papa, que em nome da humildade e da simplicidade optou por residir fora dos apartamentos oficiai do Vaticano, pediu recentemente aos fiéis que não cedam às ‘fofocas’ depois da missa.