23 abr 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:02min. 
 em 
Papa Francisco escreveu sobre a morte antes da última internação

Pouco antes de sua última internação, em fevereiro, o papa Francisco escreveu um texto que será publicado como prefácio do livro À espera de um novo começo – Reflexões sobre a velhice, do cardeal italiano Angelo Scola, arcebispo emérito de Milão. Nesse texto, o papa discorreu justamente sobre a morte, e afirmou que não se trata do fim, mas de “um novo começo”.

“A morte não é o fim de tudo, mas o começo de algo. É um novo começo, como o título (do livro de Scola) sabiamente destaca, porque a vida eterna, que aqueles que amam já começam a experimentar na Terra, nas tarefas cotidianas da vida, é o começo de algo que nunca terminará. E é justamente por isso que se trata de um ‘novo” começo, porque viveremos algo que nunca vivemos plenamente antes: a eternidade”, escreveu Francisco.

No texto, o papa também se refere à velhice, defendendo que o uso da expressão “velho” não deve ter tom pejorativo. “Dizer ‘velho’ não significa ‘ser descartado’, como uma cultura degradada de desperdício às vezes nos leva a pensar. Dizer ‘velho’ significa, em vez disso, dizer experiência, sabedoria, conhecimento, discernimento, reflexão, escuta, lentidão. Valores dos quais tanto necessitamos!”, escreveu.

“Não devemos ter medo da velhice, não devemos temer abraçar a velhice, porque a vida é vida, e adoçar a realidade significa trair a verdade das coisas. Restaurar o orgulho de um termo muitas vezes considerado doentio é um gesto pelo qual devemos ser gratos ao cardeal Scola”, continua o papa. “É verdade, envelhecemos, mas este não é o problema: o problema é como envelhecemos. Se vivermos esta fase da vida como uma graça, e não com ressentimento; se aceitarmos o tempo (mesmo longo) em que experimentamos a diminuição das forças, o aumento da fadiga do corpo, os reflexos já não sendo os mesmos da juventude com um sentimento de gratidão e agradecimento -, bem, então, também a velhice se torna uma idade da vida que, como nos ensinou Romano Guardini, é verdadeiramente fecunda e capaz de irradiar bondade”, completa.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com