O episódio da agressão policial, sofrida pelo deputado e advogado Carlos Augusto Maia, recebeu nota de solidariedade da Ordem dos Advogados do Brasil. A nota foi aprovada à unanimidade pela instituição e entregue a Carlos Augusto no seu gabinete, na Assembleia Legislativa do RN.
Membros da diretoria da OAB, entidade que representa mais de dez mil advogados no RN, foram ao gabinete de Carlos Augusto entregar a nota, que repudia a forma truculenta de abordagem da PRF no episódio. A Ordem dos Advogados tem uma tradição de luta no RN e no Brasil, de se posicionar à favor das liberdades democráticas e do respeito aos direitos do cidadão. Confira a nota da OAB na íntegra:
“A OAB se preocupou não somente com o advogado Carlos Augusto Maia, mas principalmente com o cidadão. O vídeo nos leva à nítida certeza do tamanho desproporcional nas atitudes do agente, que nos causaram indignação e repúdio”, afirmou Sérgio Freire.
No documento, a OAB manifesta irrestrita solidariedade e indignação com relação ao episódio ocorrido com o deputado, ao qual classificou como uma abordagem truculenta e sugere que a PRF reveja seus padrões adotados nas abordagens, para que os profissionais continuem cumprindo seu papel de fiscalizar e zelar pela vida, mas sem desrespeitar os direitos e constranger o cidadão.
“A OAB mostra mais uma vez que defende o direito do cidadão. Como deputado e advogado espero que esta nota da OAB ganhe ampla repercussão e sirva para que a PRF repense melhor sua forma de atuação”, afirmou o deputado. O laudo da polícia civil assinado pelo delegado responsável pelo caso, Helder Carvalhal, aponta que o parlamentar foi vítima de abuso de autoridade e que não se negou a prestar qualquer esclarecimento durante a investigação.
O presidente Sérgio Freire foi à Assembleia Legislativa acompanhado do vice Marcos Guerra, do conselheiro Alexandre Gurgel e do presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, Rilke Barth.
Confira a nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE:
