04 jul 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
08:28min. 
 em 
Número de consumidores que migraram para o mercado livre de energia aumenta 92% no RN

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 92,4% no número de novos consumidores que migraram para o mercado de livre energia no Rio Grande do Norte nos primeiros cinco meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram repassados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), operadora desse serviço, nesta quinta-feira (3) ao g1. O aumento em comparação com dezembro de 2024 foi de 20%.

O mercado livre de energia é aquele no qual o consumidor escolhe o próprio fornecedor de energia, podendo negociar contratos e optar por fontes renováveis, por exemplo. Ele existe no Brasil desde 1996, mas só grandes consumidores tinham direito por causa das regras de migração, que exigiam padrões altos de consumo. Em 2024, o governo federal autorizou a adesão de todas as unidades consumidoras atendidas por média e alta tensão.

A CCEE informou que, entre janeiro e maio deste ano, a organização migrou 127 novos consumidores para o mercado livre de energia no Rio Grande do Norte. Com isso, segundo a Câmara, o estado totaliza 761 unidades consumidoras no ambiente livre, que já respondem por quase 30% de toda a demanda de eletricidade local. Em dezembro de 2024, eram 634. Segundo o CCEE, os setores que impulsionaram as migrações nestes primeiros cinco meses do ano foram de comércio e serviço.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com