Nesta terça-feira (11), é celebrado o Dia da Internet Segura 2025, data que é referência mundial sobre o uso consciente das tecnologias associadas à internet. Uma das instituições públicas do mundo mais engajadas nas ações de combate à desinformação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirma seu compromisso com a navegação segura e divulgação de conteúdo confiável e de qualidade na web.
Há 21 anos, a data é celebrada por organizações públicas e privadas dos 180 países que aderiram a práticas de segurança na internet. O objetivo é promover reflexões sobre como sensibilizar pessoas e instituições a usarem a web de forma responsável e ética. Em 2025, a campanha mundial repete sua tradicional Semana da Internet Segura, com a divulgação, de 11 a 17 de fevereiro, de conteúdos de combate à desinformação.
A iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições especializadas, como a ONG Redes Cordiais, focada em educação midiática e segurança digital; a Agence France-Presse (AFP Checamos), que oferece materiais educativos gratuitos sobre identificação de notícias falsas; e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), que apresenta reflexões sobre o uso consciente da internet. Também tem o apoio institucional do Ministério da Saúde (MS), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE.
0 Comentários