Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, avalia que os dois líderes das pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), “não têm chances” na disputa pelo Palácio do Planalto.
Para Alckmin, as pesquisas refletem o passado e os números tendem a mudar no decorrer da campanha, que começa oficialmente em agosto.
“Eu acho que nenhum dos dois tem chance. Na realidade, esses extremos, é um olhar para trás, é o que se chama de ‘recall’. Você está olhando para trás. Os argumentos da eleição serão colocados ao longo da eleição. A campanha só começa em agosto. [No momento] é mais um olhar para o passado. Acho que vamos ter um resultado bem diferente. Se a gente for verificar as ultimas eleições, as decisões foram no finalzinho, a população ouve, compara, avalia, para depois decidir o voto”, disse o tucano em entrevista ao Canal Rural.
Pesquisa Datafolha divulgada em dezembro mostra o líder petista com 34% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 17%. Alckmin foi escolhido por 6% dos entrevistados.