O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, atracou em Natal nesta quarta-feira (6) e será aberto à visitação da população nestes sábado (9) e domingo (10) no Terminal Marítimo de Passageiros, localizado na Ribeira. A comissão, que estava há 22 dias no mar, é integrada por 90 militares, que compõem a Tripulação do NPqHo, e 40 pesquisadores.
A comissão de militares e cientistas compõe e missão Pirata BR XVII, que faz parte de um projeto realizado por instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França, com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no oceano Atlântico Tropical.
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico foi adquirido pela Marinha do Brasil por meio de um Acordo de Cooperação assinado em 2012 com o objetivo de ampliar a infraestrutura para pesquisa científica no Brasil, principalmente quanto ao monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas. O Navio foi entregue à Marinha do Brasil em 2015.
As visitas estarão abertas das 13h30 às 17h. A Marinha ainda alerta que o navio tem limitações (banheiros e bebedouros) e peculiaridades (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), e por isso não recomenda o passeio a crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.