Mossoró será a primeira cidade do Brasil a sediar uma missão cirúrgica composta exclusivamente por mulheres. A ação, parte da 8ª edição da “Operação Sorriso”, ocorre entre 26 e 31 de maio no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia e atenderá pacientes com fissura labiopalatina. O projeto “Mulheres na Medicina” inclui 50 profissionais de nove especialidades, desde cirurgiãs até enfermeiras e anestesistas, além de palestras e workshops sobre liderança feminina na área da saúde.
“O objetivo é mostrar que mulheres podem comandar todas as etapas de uma missão médica complexa, da triagem à recuperação”, disse a presidente da Operation Smile, Kathy Magee. Segundo ela, a escolha por uma equipe totalmente feminina não foi simbólica, mas prática. “Queremos quebrar a ideia de que certas especialidades são masculinas. Aqui, todas as decisões são tomadas por mulheres, e os resultados serão a prova disso”.
Cerca de 70 pacientes, entre crianças e adultos, já estão cadastrados. Eles vêm do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. As inscrições continuam abertas pelo site da organização ou via formulário online. A prefeitura de Mossoró fornece exames, transporte para voluntários e estrutura de apoio no Albem Mossoró para acompanhantes.
0 Comentários