Em reunião realizada na manhã de ontem (20), no Canteiro de Obras da Barragem de Oiticica, ficou decidido em comum acordo que os moradores dos distritos de Barra de Santana e Laginhas irão interditar no dia 31 de maio a RN-118, que liga Caicó a Jucurutu. O movimento conseguiu o apoio de sete advogados caicoenses, que se integraram ao grupo prestando informações e orientações jurídicas.
Na pauta de reivindicações estão a conclusão da adutora do Distrito Laginhas e as indenizações dos proprietários de terra e residências do distrito de Barra de Santana. A manifestação do dia 31 de maio promete ser uma das maiores dos últimos tempos na região Seridó, pois poderá se estender por todo o dia e terá o apoio também dos movimentos sociais, além de alguns advogados, que já confirmaram presenças no protesto.
Ontem, mais de 200 agricultores, produtores, moradores da Barra de Santana, movimentos sociais e assessores jurídicos da CODEPEME realizaram no barraco da resistência e luta por direitos e justiça em frente ao canteiro de obra da barragem de Oiticica uma plenária para discutir atitudes e ações das instituições públicas, para garantir a construção do reservatório respeitando os direitos dos atingidos.
Após o debate foi acordado de forma consensual uma série de reivindicações aos órgãos do governo e estado para que a obra física da barragem retome seu ritmo normal. Dentre as propostas está a designação de um juiz especifico. Para decidir os casos concretos que envolva a construção da barragem de Oiticica; o bloqueio da conta única do estado para pagamento da contrapartida do governo e apresentação da tabela de valores referentes aos respectivos laudos e pagamentos de indenizações.
0 Comentários