Manoela Alves, Miss Rio Grande do Norte, aposta no poder da cabeleira loiraQuem acompanha o mundo das misses sabe: existe um boato de que loiras não ganham o Miss Brasil, apesar de coroadas como Renata Fan, Miss Brasil 1999, provarem o contrário.

Outra loira que gostaria de mostrar que isso não passa de especulação é a estudante Manoela Alves, Miss Rio Grande do Norte 2015. “Quando ganhei o concurso estadual, muita gente disse que eu deveria escurecer o cabelo, pois loiras não ganham o Miss Brasil”, conta. “Eu questiono essa ‘regra’, acho que não existe isso. Até clareei os fios antes de vir para São Paulo. Quero ser a loira que vai surpreender e mostrar que podemos, sim, ganhar o nacional”.

Enquanto houve críticas de um lado, de outro muitas pessoas a incentivaram a manter as madeixas quase platinadas e sua personalidade intactas. “Muitos diziam ‘você ganhou assim, vai assim’, e isso foi importante para mim, pois tudo é muito relativo”, relembra. Manoela enxerga muitos preconceitos no dia a dia, em relação aos nordestinos, gays, cor da pele… “Existe, e acho uma bobagem. As pessoas têm a cabeça muito fechada, julgam demais”.

Para ela, ser miss tem sido um aprendizado também nesse sentido. Diz tomar mais cuidado com a postura, principalmente em público, quando espera ser fotografada sempre de um jeito impecável. O Miss Brasil será realizado na próxima quarta-feira, dia 18, no Citibank Hall, em São Paulo.