A fotografia ao lado, mostra a realidade de um rebanho bovino dizimado, sacrificado pela sêca, que vinha sendo imposta ao semi árido norteriograndense desde o ano passado.

Essas fotos foram feitas pelo prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes, que resolveu percorrer uma parte da zona rural de seu município.

As chuvas, que desde ontem estão caindo na região do Seridó e têm se mantido durante o dia de hoje, que é dia de São José trouxeram a esperança de volta para o sertanejo. Essas chuvas continuam a cair em várias cidades do semi árido seridoense, e segundo reza a tradição sertaneja, boas chuvas no dia de São José são prenunciadoras de bom inverno, mesmo que tardio. Apenas isso foi capaz, por si só, de trazer de volta o alento e a esperança para o homem do campo.

A região do Seridó, vinha sendo castigada fortemente pela falta de chuva que penalizava e dizimava o rebanho bovino. Estima-se que resta apenas em torno de 30% do total, com os 70% desse rebanho, tendo em sua grande maioria, morrido ou se deslocado para locais distantes onde a sêca não foi tão inclemente. Desde ontem, as chuvas caem na região sem parar e apenas hoje os pluviômetros registraram 45 mm em Jardim de Piranhas, 55 mm em Serra Negra (Sítio Jurema), São Fernando 62 mm (Sítio Garcia), 41 mm na Palma (Caicó) e vários outros municípios do Seridó.