
OMinistério da Educação (MEC) inaugurou o terceiro Núcleo de Inovação de Educação Híbrida do Rio Grande do Norte, como parte da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), nesta quarta-feira (19), em Caicó (RN). Com investimentos de R$ 936,6 mil, o espaço terá capacidade para atender 400 mil professores e 6 milhões de alunos da rede pública de educação. O total investido nos núcleos do estado é de R$ 3,7 milhões.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; da governadora do estado, Fátima Bezerra; da secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Maria do Socorro; além de estudantes e professores das unidades de Natal, Pau dos Ferros e Caicó. No formato de um podcast com transmissão on-line, os alunos e gestores dialogaram com o ministro e apresentaram iniciativas desenvolvidas em cada município.
Para Santana, o novo núcleo reforça o compromisso do MEC com a modernização da educação pública na região. “Essa inauguração faz parte de um projeto de comunicação e integração. É mais uma ferramenta, mais um equipamento importante para fortalecer toda a rede de educação aqui do estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Os estudantes de Natal detalharam um projeto de educação fiscal e relataram experiências de jovens beneficiados pelo programa Pé-de-Meia em suas escolas. Também contaram sobre o impacto do “RN Se Liga no Enem”, iniciativa que foi potencializada com a chegada da Rieh. Sobre o município de Pau dos Ferros, educadores falaram sobre a formação de professores em educação híbrida, o uso de ferramentas digitais no ambiente escolar e a participação de alunos no 3º Seminário do Ensino Médio Potiguar, quando discutiram educação inclusiva e tecnologias educacionais. Já o bate-papo com os alunos de Caicó abordou futuro, educação e oportunidades acadêmicas.