Oswaldo LamartineA poetisa, pesquisadora e jornalista Marize Lima de Castro vai defender na próxima segunda-feira, 23, a sua tese de doutorado, intitulada “Areia sob os pés da alma: uma leitura da vida e da obra de Oswaldo Lamartine de Faria”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da UFRN.

A banca da defesa da tese será realizada no Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), às 8h30. A pesquisa de Marize Castro é uma das primeiras realizadas na UFRN sobre Oswaldo Lamartine, considerado um dos maiores escritores sertanistas do país.

A tese descreve e analisa o processo de formação intelectual do sertanista, acompanhando o surgimento do pesquisador e de sua missão de estudar o sertão do Seridó. Também é feita uma síntese da obra de Oswaldo Lamartine e uma análise de textos dedicados ao escritor, além do relato da correspondência feita com Luís da Câmara Cascudo, incentivador importante no início de sua vida intelectual.

Ao mesmo tempo em que será realizada a banca de defesa, também vai acontecer, no hall do Auditório B do CCHLA, a mostra de fotografias “Voo na Acahuan”, de autoria da fotógrafa Candinha Bezerra, que tematiza Oswaldo Lamartine em sua fazenda, alguns anos antes de falecer.