10Blitz-1024x768

Depois de toda a confusão sobre a permanência ou não do tenente Styvenson Valentim, a Operação Lei Seca voltou a acontecer em Natal. Na madrugada deste sábado (11), a blitz ocorreu na avenida Hermes da Fonseca, em frente ao 16º Batalhão de Infantaria Motorizada e terminou com a detenção de apenas duas pessoas pelo crime de embriaguez ao volante.

Segundo informações de Adriano Barbosa, coordenador de Educação no Trânsito do Detran-RN, a blitz começou por volta das 23h de sexta (10) e 478 veículos foram abordados. No total, 21 motoristas foram autuados por crime administrativo, outros dois foram detidos por embriaguez ao volante, oito foram autuados por “diversos” (como problemas na documentação) e quatro carros recolhidos para o pátio do Detran.

Inicialmente a intervenção iria acontecer em vários pontos da zona Sul e Norte da capital, mas a chuva atrapalhou os planos. “A chuva sempre atrapalha. Temos que pensar na segurança dos agentes que estão participando da blitz. Com a chuva nós temos que colocar mais redutores de velocidade em determinados locais, para que o condutor chegue no local da parada com no máximo 30 km por hora, mais do que isso a chance de acidente é muito grande e o risco de um profissional se machucar é grande”, explicou Adriano. Até mesmo os chamados “testes do bafômetro” são prejudicados quando chove. “Os bafômetros não são projetados para serem utilizados na chuva, isso acaba atrapalhando. Por isso o número de pessoas que foram identificadas com algum teor alcoólico foi menor do que o esperado”.