O Laboratório de Humanidades Digitais e Ensino de História (E-Human@s), vinculado ao Departamento de História do Centro de Educação Superior do Seridó (DHC/Ceres), juntamente ao Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (Lente), do Departamento de Educação (EDU/Ceres), promove o Cineclube e-Human@s Conecta. Com a intenção de discutir relações etnico-raciais, cidadania e cultura digital por meio de filmes, o evento acontece entre abril e junho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo Sigaa, oferecendo certificado de 9h.
A ação busca incentivar um espaço de troca de conhecimento e conversas a partir da exibição dos filmes. O evento conta com três encontros, um em cada mês de execução do projeto, ocorrendo nas quartas-feiras, às 16h, no auditório de Pós-Graduação do Ceres, em Caicó. As exibições acontecem nos dias 16 de abril, 7 de maio e 4 de junho. Os filmes selecionados para os encontros são, respectivamente, A 13 Emenda, Infiltrado na Klan e Judas e o Messias Negro.
Para Vanessa Spinosa, coordenadora do Laboratório E-Human@s e docente do DHC, os encontros e debates sobre os filmes são um ótimo momento para os estudantes aprenderem mais sobre os assuntos abordados nas obras cinematográficas. “Será uma ótima oportunidade de trazermos, através da linguagem audiovisual, o debate público sobre o racismo estrutural, sobretudo nas sociedades ocidentais. Vamos unir os interesses dos Laboratórios sobre cidadania, educação midiática e práticas antirracistas nessa ação de extensão”, revelou ela.
A exibição acontece no Auditório da Pós-Graduação do Ceres, em Caicó, com mediação de Michel da Rocha, docente do DHC e especialista em estudos sobre a mobilização dos movimentos afro-americanos e as condições de vida das comunidades pobres negras e sua representação no cinema. Outras informações podem ser consultadas no Instagram do E-Human@s e no do Lente.
0 Comentários