
Institutos de pesquisa com atuação no Rio Grande do Norte começaram a registrar os primeiros levantamentos de 2026 visando as eleições gerais de outubro. De acordo com o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), três pesquisas haviam sido registradas no Estado até as 18h desta quinta-feira 22.
Desde 1º de janeiro, todos os institutos que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições de 2026 devem registrar o levantamento junto à Justiça Eleitoral, independentemente de divulgar os resultados.
As três pesquisas foram registradas por três institutos diferentes: Affere Institute, Insppe e DataVero. Todos têm sede em Natal e aplicaram questionários testando cenários das corridas para o Governo do Estado e Senado, entre outros cargos em disputa.
Os três levantamentos foram questionados na Justiça Eleitoral. Até agora, apenas o DataVero obteve liminar favorável e teve os números divulgados. As outras duas pesquisas estão com a publicação suspensa por determinação judicial, a pedido do União Brasil – partido do pré-candidato a governador Allyson Bezerra.