Quase todos os dias aparecem notícias sobre assédios que aconteceram dentro de transportes públicos, especialmente entre mulheres, que enfrentam de cantadas indesejadas a situações mais abusivas. Por isso, é fundamental que sejam elaboradas ferramentas que cataloguem e tornem mais visíveis essas ocorrências.

Foi pensando na insegurança vivida diariamente pela irmã, mãe, namorada e tantas outras mulheres, que o analista de sistemas Renato Sanches, de 26 anos, desenvolveu o HelpMe. O aplicativo tem o objetivo de denunciar e combater os casos de abuso que ocorrem dentro dos transportes públicos da cidade de São Paulo.

O aplicativo funciona de forma bem simples e prática. São três maneiras de denunciar o assédio. Uma delas é o SMS urgente, que é configurado com um texto padrão: “Estou sofrendo abuso!“. A outra forma é uma mensagem mais detalhadas, com informações específicas, como a roupa do abusador, a linha do trem e a estação. Para situações de mais perigo, há um botão, que ao ser ativado, aciona uma sirene, que serve para chamar a atenção das pessoas ao redor para o que está acontecendo.