A primeira-dama Janja da Silva fosse ter sido vítima de machismo após o vazamento de declarações dela durante reunião da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping. Segundo relatos de pessoas presentes no encontro, Janja teria pedido a palavra para falar sobre os efeitos nocivos do TikTok, destacando que o algoritmo da plataforma estaria favorecendo o avanço da extrema direita no Brasil.
“Vejo machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e repassou de maneira distorcida o que aconteceu. E vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres”, afirmou a primeira-dama à CNN.
O episódio gerou um estresse no Palácio do Planalto. Questionado por jornalistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que foi Janja quem pediu a palavra durante a reunião com Xi Jinping. O presidente deu um “puxão de orelha” na comitiva que o acompanhou na reunião com o chinês e criticou vazamentos do encontro que teria comportado apenas ministros e pessoas próximas.
0 Comentários