O Instituto Butantan, em São Paulo, deve ter uma fábrica dedicada à produção da vacina contra dengue até o final de 2016, segundo anunciou o diretor do instituto, Jorge Kalil, nesta segunda-feira (19). Até junho de 2017, a unidade deve estar equipada e preparada para a produção da vacina, desenvolvida em parceria entre o Butantan e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH).
O produto ainda está em teste: dos 17 mil voluntários previstos para participar dos testes clínicos de fase 3 — última fase de estudos antes que a vacina possa ser submetida à avaliação da Anvisa para registro — 1,2 mil já receberam doses.
A fábrica, que também poderá ser usada na produção de uma futura vacina contra o vírus da zika, terá capacidade de produzir 30 milhões de doses de vacina de dengue por ano. Hoje, o Instituto Butantan já produz as vacinas de dengue que vêm sendo usadas nos testes clínicos por uma fábrica menor, com capacidade de 500 mil doses por ano.