A inadimplência dos consumidores brasileiros subiu 7,84 por cento em janeiro ante igual mês de 2013, interrompendo a tendência de desaceleração mostrada nos meses anteriores, mas no menor resultado para o período dos últimos três anos.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base na quantidade de dívidas em atraso há mais de 90 dias no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil.

Segundo o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Junior, o mês é historicamente caracterizado pela alta inadimplência. Em janeiro do ano passado, a variação anual da inadimplência havia sido de 11,8 por cento. No mesmo mês de 2012, ela havia crescido 12,31 por cento.