13 out 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
18:12min. 
 em 
IBAMA e ICMBio vão aumentar proteção às cavernas

O IBAMA e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – Cecav (divisão especializada em cavidades subterrâneas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) assinam na próxima sexta-feira, dia 15 de outubro, às 9h, um Termo de Reciprocidade para defesa do patrimônio espeleológico do RN.

 O objetivo é fortalecer as ações de proteção e conservação das cavernas potiguares. Até o momento já foram descobertas 524 cavernas no Rio Grande do Norte, o que coloca o estado como o primeiro do Nordeste e o sexto do Brasil em número de cavidades subterrâneas.

 Antes da assinatura analistas ambientais e espeleólogos do Ibama e do Cecav farão uma palestra com dados e fotos inéditas sobre as cavernas do RN. Eles vão explicar a importância das cavernas para o meio ambiente, para a ciência e para o turismo. Também vão falar sobre as principais ameaças que afetam essas áreas como a exploração mineral, empreendimentos agropecuários, a visitação desordenada e a consequente depredação dos espeleotemas (formações naturais como estalactites e estalagmites).

 Toda cavidade subterrânea é patrimônio da união, mesmo que esteja inserida numa propriedade particular. Sua exploração depende de licenças e autorizações dos órgãos federais. O uso indevido das cavernas pode sujeitar os infratores a multas e processos criminais. Entrar em cavernas sem orientação técnica pode resultar em sérios acidentes com os visitantes, levando inclusive à morte.

Serviço

Evento: Assinatura do Termo de Reciprocidade entre Ibama e Cecav-ICMBio

Dia: 15 de outubro de 2010, sexta-feira

Hora: 9h

Local: Superintendência do Ibama no RN – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1399 – Tirol – Natal

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com