14 nov 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:15min. 
 em 
Hospital Santa Catarina é referência no cuidado ao bebê prematuro

Hospital-Santa-Catarina-Hjpb-27-06-2013-4

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro. Segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado em dezembro de 2016, a taxa de prematuridade no Brasil é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus.

No Rio Grande do Norte o Hospital José Pedro Bezerra, o Santa Catarina, localizado na zona norte de Natal, é uma das unidades públicas a oferecer um serviço de excelência no cuidado com o recém-nascido prematuro.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) possui 32 leitos, sendo 70% ocupados por recém-nascidos prematuros. Os leitos são divididos entre Alto risco e Ucinca (Unidade de Cuidados Intermediários – Unidade Canguru – 2ª etapa).

De janeiro a maio de 2017 foram internados 526 recém nascidos por mês na UTIN Alto Risco. Esses bebês recebem os cuidados de uma equipe multidisciplinar. São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, todos envolvidos no binômio mãe-bebê.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!