Animais estavam amarrados, em condições precárias de higiene

Um homem foi condenado a dois anos e sete meses de prisão no regime semiaberto pelo crime de maus-tratos a 13 cães e 6 gatos ocorrido na cidade de Encanto, na Região Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

O nome do condenado não foi divulgado pelo Tribunal de Justiça do RN. A sentença foi proferida pela 3ª Vara da Comarca de Pau dos Ferros, em ação penal do Ministério Público do Estado. O crime aconteceu na zona rural de Encanto, onde o homem morava. A situação foi flagrada em 8 de novembro de 2024, segundo apontou a decisão judicial.

De acordo com a sentença, o acusado mantinha 13 cães e seis gatos amarrados, em condições precárias de higiene, visivelmente magros, doentes e com feridas pelo corpo, além de infestação por carrapatos.

A situação foi constatada após denúncia recebida pelas forças de segurança, que se dirigiram ao local e confirmaram os maus-tratos. Na decisão, o juiz Edilson Chaves de Freitas ressaltou que a materialidade e a autoria do crime foram comprovadas pelo boletim de ocorrência, laudo pericial, fotografias, vídeos e depoimentos colhidos.