Desenvolver a criatividade do jovem para a reutilização do lixo, e conscientizar na minimização da produção desse lixo como forma de implantação da coleta seletiva no ambiente escolar é a finalidade principal que um grupo de estudantes formado por três moças e dois rapazes que cursam Bacharelado em Administração da Faculdade Católica Santa Teresinha. A ação faz parte do projeto RECICLARTE: a implantação e conscientização da coleta seletiva. O referido projeto será desenvolvido desenvolvido durante todo o dia de hoje na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas localizada na Zona Oeste do município de Caicó, Bairro Walfredo Gurgel.
A ação será desenvolvida nos turnos matutino, das 08:00h às 10:30h, e Vespertino das 14:00 h às 16:30 h. Dentro da programação haverá palestras, apresentações e oficinas tendo diretoria, corpo docente e estudantes do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) como público alvo, finalidade propor a criança e ao adolescente uma visão mais ampla do que se enfrenta nos dias atuais. Ainda durante a execução do projeto irá acontecer exposições de artes feitas com lixos reciclados, assim como palestrantes irão ensinar como é possível se tornar um cidadão ecológico.
Segundo o próprio grupo de estudantes responsáveis pelo projeto, este consiste em conscientizar a população sobre a problemática da coleta seletiva do lixo, onde serão abordados temas sobre o mau uso do mesmo e como reaproveitá-lo, bem como promover para o público uma nova visão de desenvolvimento sustentável.
A ideia do projeto é transformar uma pequena área do local em um jardim suspenso, onde serão semeados alguns tipos de plantas e logo colocadas em recipientes feitos com materiais reciclados, depois suspensos nas paredes de maneira que o ambiente possa ficar com um aspecto ainda mais agradável.
“O projeto surgiu como forma de avaliação para nós, alunos de Administração, onde teríamos que escolher um tema e aplica-lo em uma empresa. Assim, decidimos que o tema seria relacionado a questão ambiental, enfatizando a grande problemática que é o lixo e as suas consequências quando mal usado”, disse uma das responsáveis pelo projeto”, Verônica Aquino. “O grau de importância do projeto se tornou maior que o esperado, pois além de podermos conseguir a nota esperada poderemos também ajudar o meio ambiente”, completou ela.
Ainda dentro do projeto os jovens estudantes pretendem construir um documentário produzido com os integrantes da empresa responsável pela coleta seletiva do município de Caicó e os integrantes do grupo
