Um dos recentes episódios políticos do senador Garibaldi Alves foi a anistia política. Ao lado de outros 31 potiguares perseguidos  pela  ditadura militar, ele foi anistiado durante a 42ª Caravana da Anistia, que ocorreu na Assembleia Legislativa, em agosto de 2010.

O evento contou com a participação do secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, ministro Paulo Vanucci. A Caravana em Natal julgou  32 pedidos de anistia política dos Estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e RN. Todos as solicitações receberam o título de anistiados.

Desde 2001 a Comissão da Anistia analisa processos de quem foi perseguido politicamente no Brasil entre 1946 e 1988. Em quase 10 anos foram julgados cerca de 57 mil processos, sendo que 33 mil foram aprovados e 12 com algum tipo de reparação econômica.

O projeto tem como objetivo reparar simbolicamente àqueles que sofreram perseguição política e desenvolver política pública de educação em direitos humanos com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória política brasileira.