
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) propôs manter em 2026 o mesmo formato utilizado em 2025 no Campeonato Estadual. Neste ano, o sistema de disputa consistiu na formação de um grupo único, com todos os clubes jogando contra todos, em partidas de ida na primeira fase. Os dois primeiros colocados se classificaram direto para a semifinal, enquanto os times do 3° ao 6° colocados participaram de um mata-mata classificatório para definição das duas outras vagas em jogos de ida e volta.
Ainda segundo o formato, o terceiro colocado disputa vaga contra o sexto colocado, enquanto o quarto colocado disputa contra o quinto colocado por outra vaga. As fases semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. O sétimo e oitavo colocados são rebaixados.
A sugestão apresentada para início da competição é dia 10 de janeiro, com final em 21 de março, em um formato com 13 datas. O calendário foi apreciado e aprovado pela diretoria de competições da CBF e apresentado aos clubes na reunião.