Na estreia do técnico Oswaldo de Oliveira, o Flamengo recebe o São Paulo neste domingo, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro vem de uma semana tensa, com duas derrotas e a troca no comando técnico. No último domingo, a equipe caiu diante do Palmeiras, por 4 a 2. Já na quarta-feira, revés no clássico contra o Vasco por 1 a 0 pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A sequência negativa custou o emprego do técnico Cristóvão Borges, demitido na quinta-feira.
No mesmo dia, o Flamengo confirmou a contratação de Oswaldo de Oliveira, sem clube desde a saída do Palmeiras em junho. Ele retorna à Gávea 12 anos depois da primeira passagem e tem a missão de recolocar a equipe no caminho das vitórias.
No Tricolor, a semana também foi bastante complicada com duas derrotas em pleno Morumbi. No último sábado, o São Paulo perdeu por 3 a 0 para o Goiás, que ocupa a zona de rebaixamento. Na quinta-feira, a equipe de Osorio recebeu o Ceará, lanterna da Série B, pelas oitavas de final a Copa do Brasil, e saiu derrotada por 2 a 1.