O longa-metragem “Lula – O Filho do Brasil” será o representante do Brasil na corrida por uma vaga na categoria de filme estrangeiro da próxima edição do Oscar, a maior festa do cinema norte-americano.
O anúncio foi feito hoje na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, por uma comissão de nove especialistas, indicados pelo Ministério da Cultura e pela Academia Brasileira de Cinema.
No total, 23 filmes se inscreveram em busca da vaga.
“Lula – O Filho do Brasil” (foto do cartaz) foi dirigido por Fábio Barreto, que já concorreu ao Oscar de filme estrangeiro em 1996 com “O Quatrilho”, e sofreu um grave acidente automobilístico no final do ano passado, pouco antes do lançamento do filme.
Lançado em janeiro deste ano, conta a história do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
O filme vai disputar com outros de mais de 95 países a chance de estar entre os cinco finalistas na categoria de melhor filme em língua estrangeira.
A lista dos indicados será divulgada no dia 25 de janeiro.
A cerimônia de premiação, por sua vez, acontece em 27 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles.
Em toda a história do cinema brasileiro, apenas quatro filmes foram indicados ao Oscar de filme estrangeiro, e nenhum deles venceu: “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999).
0 Comentários