Segundo levantamento realizado pelo consultor de marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi, o faturamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em patrocínios no ano de 2014 foi maior do que a arrecadação dos 11 maiores clubes que estão na elite do futebol brasileiro.
No ano passado, a entidade máxima do futebol no País faturou R$ 359 milhões com patrocínios. O Flamengo faturou R$ 80 milhões, enquanto o Corintians atingiu R$ 64 milhões, sendo os dois clubes que mais faturaram no segmento.
Para Somoggi o dinheiro que vai para a Confederação deveria ir para os clubes. Ele cita o exemplo da Espanha. Lá, a grande parte das receitas com patrocínio vão para Real Madri e Barcelona, respectivamente, R$ 686 milhões e R$ 573 milhões, enquanto que a Federação local ficou com R$ 113 milhões .
O estudo ainda aponta o crescimento de 452% da receita com patrocínio da CBF desde 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo 2014. Já os clubes têm dificuldades em estampar uma marca na camisa.
Atualmente, a CBF conta com 13 empresas patrocinadoras: Nike, Ambev, Itaú, Vivo, Sadia, Chevrolet, Gol, Gillette, Samsung, MasterCard, Englishtown, Seguros Unimed e Michelin.
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